Porque a vida não parou e podemos bem nos acostumar!
Durante 29 anos de profissão, com o crescente sumiço dos cursos de jornalismo, tive estagiários dos cursos de Publicidade, História, Ciências Sociais e Economia. O que era de se comemorar até então, levando em consideração que até estudantes de Matemática tinha amigos que já haviam aceitado como estagiário.
Seleção para novo estagiário:
Eu e o candidato:
"Gostei muito de sua matéria publicada no jornal de bairro, te chamei aqui para propor que você faça uma matéria, está aqui a pauta, o deputado já está aguardando sua ligação, enquanto você redigi vou ali buscar um café e pegar a ficha com seus dados!"
Uma hora depois:
"Bom, os dados estão todos aqui na notícia, as informações estão completas e pertinentes. Faltam alguns ajustes de organização das informações, na verdade estrutura da notícia, está tudo meio confuso de cabeça para baixo, vou ter que lhe ensinar o que é lead. Fora que essa matéria é uma suíte e você deveria ter lembrado o público sobre a série de fatos que ocorreram até hoje. (pausa) Mas você parece ser muito bom de entrevista e sabe escrever, aos poucos aqui você chega no lugar! É sempre assim com todos estagiários, não se preocupe! Só tem uma coisa que achei estranho, estava olhando sua ficha você tem 16 anos! O que você cursa com essa idade?"
"Estou no segundo ano ainda, como quero fazer faculdade e minha mãe não vai ter dinheiro para pagar, ela mandou que eu arrumasse um trabalho, como gosto de escrever e vi o anúncio dizendo que procuravam estudantes para estágio resolvi me candidatar."
Foi a primeira vez que isso me aconteceu, mas sempre soube desde 2009, quando desregulamentaram minha profissão que isso a qualquer momento poderia acontecer.
"Ah, tudo bem! Pode começar na segunda! Só mais uma pergunta: O que você pretende cursar?"
"Quero fazer direito! Passar num concurso para juiz e um dia trabalhar no Supremo Tribunal Federal."
"Legal, até segunda então!"
4 comentários:
Mas hein... tó percebendo uma pontinha de raiva nos seus textos com relação a (des)regulamentação dos jornalistas.
Liga não... isso passa. rs...
Abraços
Tô gostando de suas historinhas! tão bem irônicas. hahaha
lead, suite, ou qualquer coisa técnica não garante um bom jornalista... Dominar termos técnicos se aprende com a prática mesmo... E ainda melhor que o muleque não tenha curso superior, assim ele provavelmente vai estar mais bem preparado e mais interessado... Universidade, essa talvez seja a maior ironia, pena que poucos riem dela!
E a crise aumenta...
Postar um comentário